O que é o PiBiD


PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Letras da Universidade de Brasília é união da teoria, aprendida em sala de aula, à prática de ser professor! O objetivo central é acabar com a distância entre o "banco da sala de aula da universidade" e a realidade que os universitários viverão depois dos 4 anos de estudos. Uma vez que o PiBiD propõe reflexões sobre as práticas docentes, todas as partes envolvidas (coordenadoresprofessores supervisoresuniversitários e comunidade) trocam experiências e, juntos, participam do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o PiBiD investe na formação dos futuros professores, no aperfeiçoamento dos professores que já atuam em sala de aula e em pesquisas que melhorem a qualidade do ensino. 

E então, você deve estar se perguntando: o que fazem os envolvidos no projeto?

Os coordenadores, que são professores da UnB, fazem isso mesmo: coordenam o projeto. Nos dizem que caminhos seguir para conseguirmos bons resultados em sala de aula. Os professores supervisores,   professores da escola pública, são os parceiros que nos ajudam a transformar a sala de aula em um grande laboratório. Eles nos deixam entrar em sala e nos ajudam com o planejamento e com a execução das atividades que queremos desenvolver com os alunos. Nós, os bolsistas-pibidianos, queremos mudar o mundo! Somos a equipe que entra em sala com aulas diferentes e inovadoras. E vocês, a comunidade, participam das nossas aulas, aprendem com a gente e nos ensinam também. O PiBiD é isso mesmo: uma troca!

E como funciona o PiBiD no C.E. 02 do Cruzeiro? 

Para começar, nós temos um nome: C.U.L.T. O projeto do PiBiD que está no Cruzeiro tem um nome porque ele tem um irmão em Taguatinga, o Ipê. Assim, para facilitar a vida dos coordenadores, nós temos nomes. 

Nós nos encontramos todas às sextas-feiras, no C.E 02, das 13:30 às 17h. A escola oferece almoço (às 12:05min) e lanche (às 15:45min) para os alunos! Assim, vocês, alunos queridos, não têm motivos para não irem às aulas. Na primeira sexta-feira do mês, nós trabalhamos a produção textual. Os alunos participam de uma aula que ensina as técnicas da escrita para aquele tipo de produção textual, recebem um tema (super) interessante e escrevem um texto na folha oficial. Nos entregam essa folha, nós corrigimos e devolvemos para que seja (re)feita. Ou seja, você tem que (re)escrever o seu texto com mais cuidado, melhorando o que for preciso. Quando você, aluno, entregar esse último texto melhorado, a corretora lançará a sua nota no caderno da professora de português. O seu texto FINAL - melhorado- poderá valer até 2 pontos na nota do bimestre. As nossas aulas são planejadas para que possamos trabalhar o conteúdo do 3 ano de maneira mais dinâmica. Na segunda sexta-feira do mês, nós trabalhamos um tema da literatura; na terceira sexta-feira do mês, um tema gramatical e na última sexta-feira a história é outra. É a vez de vocês, alunos, se expressarem de outra maneira. É a hora de criarmos quadrinhos, colagens, cartazes, poesias OU músicas, depende do que planejarmos! Essa é uma aula bem especial e dinâmica.

Lembrando: as aulas às sextas não são obrigatórias, mas escrever os textos, sim!! :)

E quem corrige os textos de cada turma?

Toda turma tem uma bolsista-pibidiana responsável pelas correções. No 3 "A" é a Camila Varela, no 3 "B" a Dâmares Bacon, no 3 "C" é a Kátia Carolina, no 3 "D" é a Natália Gouveia e no 3 "E" e "F" é a Tarciana Barbosa. Qualquer dúvida, podem falar com elas!

E o que vocês fazem com o texto FINAL MELHORADO depois?

Nós devolvemos para vocês. Alguns são escaneados e guardados para as nossas pesquisas. Mas não se preocupem! Os nomes dos alunos são mantidos em segredo!

Mais alguma dúvida? Então, pergunte! Esperamos o seu e-mail!




Nenhum comentário:

Postar um comentário