Os Coordenadores


Nossos queridos professores da UnB: os mestres (e a mestra) por trás do PiBiD!

Dioney Moreira Gomes
É professor adjunto III e coordenador do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) do Departamento de Linguística da Universidade de Brasília, atuando principalmente no desenvolvimento de pesquisas com línguas indígenas, língua portuguesa, língua brasileira de sinais (Libras) e formação continuada de professores. É também membro associado do Centre d'Études des Langues Indigènes d'Amérique (CNRS, IRD, INALCO, Université de Paris 7). Possui graduação em Letras, período no qual contou com a valiosa formação do PET/CAPES e do PIBIC/CNPq. Concluiu mestrado e doutorado em Linguística na Universidade de Brasília, tendo sido, durante este último período de formação, pesquisador visitante nos seguintes centros de pesquisa franceses: Centre d'Études de Langues Indigènes d'Amérique (CELIA/Paris) e Laboratoire Dynamique du Langage (DDL/Lyon). Por fim, é vice-coordenador do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) do curso de Letras.

Kleber Aparecido da Silva
É licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto). Desenvolverá os seus estudos de pós-doutorado na área de Geopolítica do Português e Produção/Análise de Livros Didáticos na área de Português como Língua Estrangeira na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Letras), no triênio 2011-2013. É professor do curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua - BPSL) e da Universidade Aberta do Brasil - UnB. É professor e orientador do curso de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Linguística (PPGL) e em Linguística Aplicada, ambos na Universidade de Brasília (UnB). Tem publicado artigos em diversos periódicos e em livros de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no Brasil quanto no exterior. É organizador de nove livros e coordenador das séries Novas Perspectivas em Linguística Aplicada , Linguagem & Sociedade e Educação & Linguagem , pela Pontes Editores. Será o editor chefe da Enciclopedia de Linguística Aplicada (Brazilian Handbook of Applied Linguistcs), de 2012 a 2017 (versões em português, espanhol e inglês), pela Pontes Editores. Os seus focos de interesse em pesquisa são crenças ou representações sobre o ensino e aprendizagem de línguas nas diferentes idades; a formação de professores de línguas para o meio presencial e/ou virtual e a geopolítica do português do Brasil. Foi secretário da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo (APLIESP), no biênio 2004-2006. Foi tesoureiro da "Sociedade Internacional de Português - Língua Estrangeira" (SIPLE), no biênio (2008-2010). É secretário da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), no biênio (2010-2011) e foi eleito vice-presidente da ALAB, no biênio 2012-2013. 


Ormezinda Maria Ribeiro - Aya

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patrocínio (1985), especialização em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), especialização em Pedagogia da Expressão pela Universidade de Uberaba (1998), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), cursou doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999 a 2003) e doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004 a 2006), tendo obtido o título de doutora em Lingüística e Língua Portuguesa em 2006. É professora Adjunta da Universidade de Brasília e avaliadora institucional, de cursos e de EAD pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira-INEP. Atualmente exerce as seguintes funções: formadora do GESTAR II- Língua Portuguesa, programa desenvolvido pelo MEC-INTERFOCO-UnB; coordenadora de extensão do CESPE/UNB; coordenadora pedagógica do curso de Letras da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UNB; Gerente de Interação Educacional do CESPE/UnB; Coordenadora de Extensão do IL/UnB; Membro da Câmara de Extensão da UnB; Membro do Conselho do Instituto de Letras da UnB; autora de livros e artigos na área de leitura e produção de textos; elaboradora de material didático instrucional para cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas áreas de Português, Redação Oficial e Produção de Textos; professora-pesquisadora do Projeto Fomento ao Uso das Tecnologias de Comunicação e Informação nos Cursos de Graduação - Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES - Sistema Universidade Aberta do Brasil; professora autora e professora supervisora da Universidade Aberta do Brasil- UAB/UNB; Pesquisadora Colaboradora do Projeto PIBID-Língua Portuguesa-IL/UnB parecerista de diversas revistas nas áreas de Educação e Linguagem Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, avaliação, leitura e produção textual, ensino-aprendizagem e humor e ensino. É autora de vários artigos acadêmicos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais, e autora de capítulos e livros na área de linguagem e educação. É autora do Projeto Pedagógico de Implantação dos Cursos de Letras na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e de vários projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós-graduação. 

Fonte: site do CnPq/ Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário