O Projeto IPÊ
Nasceu sob a perspectiva do PIBID/Letras/UnB, compartilhando com ele, então, o objetivo de promover a prática docente vinculada à formação inicial e continuada de professores. O nome do Projeto nasceu de sua instituição de origem: o C.Ed. 06 de Taguatinga, cujo símbolo é o grande ipê amarelo que se encontra no pátio central da escola.
Em sua atual instituição de aplicação e desenvolvimento de pesquisas, o CEMAB, não há o mesmo ipê amarelo, e exatamente por isso a equipe de professores-pesquisadores da UnB o está levando para lá.
Como objetivo singular, o Projeto IPÊ busca desenvolver práticas de produção textual que visam auxiliar o aluno nos seus desafios concretos de caráter profissional, pessoal e social. Para isso, são oferecidas oficinas não só para reforçar a normatização da língua, mas também para construir uma postura crítica e reflexiva de leitor/escritor em seus participantes.
O Projeto IPÊ desenvolveu um novo método de reciclagem: RAR reutilizar, ampliar e reciclar as experiências linguísticas próprias de seus alunos, a fim de abandonar as crenças de que o professor é o detentor do saber. A bagagem pessoal e social de cada indivíduo é aproveitada integralmente.
Para saber mais, visite: http://www.projetoipe.com/#! e conheça a equipe formada pelos nossos colegas que estão trabalhando em Taguatinga!!!
O projeto Geração Y
Pesquisas apontam que a maior parte dos alunos chega ao final do Ensino
Médio sem saber fazer resumos, resenhas e até mesmo cartas. O principal fator
causador disso é o despreparo dos professores, causando assim, desinteresse por
parte dos alunos em estudar a disciplina. Há um distanciamento enorme entre o
que é ensinado em sala de aula e o português que nós usamos no dia a dia, por
isso, para muitos alunos é como se fosse uma língua estrangeira. Sendo assim,
cabe à nova geração de professores de língua portuguesa mudar essa realidade
decadente do ensino. O principal objetivo do grupo Geração Y é elaborar métodos
de ensino eficientes para sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos a partir
de uma coleta de dados dentro da escola, para, assim, mudar o conceito de
ensino atual.
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