sexta-feira, 17 de agosto de 2012

17/08- Aquele sobre Cultura e Liberdade de Expressão

Olá, queridos do CE 02 (e leitores), foi com muita animação e carinho que voltamos às aulas na última sexta-feira. Nós ficamos muito felizes em ter todos vocês lá! Assim, aqui vai nosso breve resumo da aula:

1) Nós ouvimos diferentes estilos musicais e eu perguntei qual deles vocês gostavam mais. Todos me responderam e nós chegamos à conclusão de que podemos gostar de mais de um estilo musical e de que não precisamos/ devemos ser julgados por isso;

2) Falamos de que existem diferenças entre nós (dentro da nossa cultura) e entre vários povos (culturas diferentes), e que a nossa responsabilidade como cidadãos é saber respeitar o direito de sermos diferentes. Há vários exemplos SINCRÔNICOS e DIACRÔNICOS. Eu mostrei os seguintes:

As Mulheres Karen, refugiadas na Tailândia

Os pés pequenos na China
As mulheres mais "gordinhas" na Idade Média

3) Falamos de como não podemos julgar as pessoas, especialmente sem conhecê-las. Rótulos são muito difíceis de serem quebrados, mas seria melhor se nem existissem. Especialmente, rótulos que fazem referência às diferenças culturais. Não há cultura melhor ou pior que a outra. O que há são diferenças. #reflita!

4) A nossa amiga Kátia chegou logo falando do movimento que tem acontecido sobre a desculpa de ser "Liberdade de Expressão", que é exatamente julgar e rotular essas diferenças culturais. Ela falou da "modinha" de querer educar os outros por meio de ideias colonizadoras que apresentam preconceitos e julgamento contra pessoas de cultura diferente das suas.  Essa "modinha"chegou também às redes sociais e muitas pessoas  postam sobre certo hábito de alguém e sentem-se ofendidas e/ou agredidas quando alguém, COM MAIS JUIZO, não concorda com o que foi dito sobre a cultura ou hábito alheio  e defendem a pessoa/hábito que está sendo julgada(o). Isso vem gerando conflitos virtuais e muita confusão. Assim, não podemos confundir liberdade de expressão com preconceito. e ofensas. Nós trabalhamos o conceito de Liberdade de Expressão e formamos o seguinte acróstico:


Ainda falamos de Ideologias e como algumas pessoas seguem a vida por meio delas, para falar de ideologia, nós escutamos a música do Cazuza. Acredito que a maior conclusão da última aula foi a de que deve haver respeito entre pessoas da mesma cultura, assim como de culturas diferentes, pois todos temos uma identidade e participação única em nossas sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário