Foi linda a nossa primeira aula do ano!
Com 26 alunos em sala e muita motivação, eu e a Nati, falamos da importância de todo cidadão para a sociedade. Nós mostramos que todos nós temos valor e exercemos um papel social na comunidade. Apontamos que temos sonhos e que para alcançá-los é preciso garra e muita determinação. Eu apresentei a vida e obra do Walt Disney e falamos da importância política e social que ele teve de sua época aos dias de hoje. Afinal, ele vende sonhos! E para motivar ainda
mais esse debate, nós trouxemos algumas músicas para os alunos (nessa ordem):
**Mais uma Vez- Renato Russo => Seja forte e tenha determinação,
**Firework- Kate Perry - Pois todos nós já nos sentimos diferentes em algum momento da vida.
**Born This Way- Lady Gaga - Mas nascemos assim (especiais) e devemos respeitar para sermos respeitados.
**Don't Stop Believin'- Glee- E acreditar que tudo dará certo.
Além dessas músicas, nós lemos trechos motivadores de autores consagrados, como a Clarice Lispector. Tanta reflexão [você passaria por cima dos seus amigos para atingir seus objetivos? Você é importante? E os seus sonhos?] tinha um motivo: o tema da nossa primeira produção textual. Então, vamos ao que interessa.
Vocês terão que fazer uma CARTA PESSOAL com o seguinte tema: "2013: o que eu quero e como vou chegar lá?" Entrega da primeira versão para a prof Claudia: dias 12, 13, 14 e 15 de março.
Lembrando que uma carta pessoal deve ter os seguintes elementos:
1) Local (completo e por extenso) data (dia/mês por extenso/ano). -> Na primeira linha da folha oficial, alinhado à direita. Pula-se a segunda linha da folha oficial.
2) Vocativo (deve observar os pronomes de tratamento) -> Na terceira linha, com a marcação de parágrafo e à esquerda.
2) Vocativo (deve observar os pronomes de tratamento) -> Na terceira linha, com a marcação de parágrafo e à esquerda.
- Na quarta linha, seguindo essa mesma marcação de parágrafo, começa-se a escrever realmente a carta.
- Apresente-se (quem é você? O que você faz? Onde mora? Estuda? Trabalha? Ou seja, quem está escrevendo a carta tem que se apresentar; por isso a carta é escrita em primeira pessoa e não em terceira pessoa).
- Por que você está escrevendo? O que quer dizer? Deixe claro os seus motivos e o seu tema.
-O que espera com a sua carta? O que você quer propor?
3) Articulação e desenvolvimento de ideias (a sua carta não pode ficar monótona e sem conexão entre as ideias).
4) Fecho:
Respeitosamente: inferior enviando para superior.
Atenciosamente: superior enviando para inferior e iguais hierarquicamente se correspondendo.
O fecho é escrito depois que você terminar o último parágrafo. Alinhado sozinho à esquerda (marque um novo parágrafo só para o fecho).
5) Assinatura: na redação de concursos em geral não pode haver identificação por parte do candidato, portanto assine com um nome banal (apenas o primeiro nome, como por exemplo João e Maria) ou deixe em branco. A assinatura fica na linha abaixo do fecho. Sozinha também. Alinhada à direita.
Mínimo de linhas: 20!!!
Aqui estão dicas para usar a folha oficial:
- Use caneta azul ou preta.
- Presta atenção para: a repetição de uma mesma palavra várias vezes, para a pontuação, para as letras maiúsculas e para os períodos muito-super-hiper longos! Procura escrever períodos curtos e objetivos.
-Não coloque título. Existe um espaço para isso no verso da folha. Quase embaixo do seu nome.
-Não pule linhas. "Nem a primeira e nem nenhuma". Só se estiver fazendo uma carta, como explicamos ali em cima.
- Faça parágrafos e marque-os no mesmo lugar sempre.
- Escreva, no mínimo, 20 linhas.
-GERALMENTE, cada parágrafo tem quatro ou cinco linhas. E um texto tem 5 parágrafos.
-Escreva até o final da linha. Até que as suas palavras encostem na margem. Não deixem espaço.
-Não assine nenhuma redação com seu nome verdadeiro. Se estiver escrevendo uma carta, assine com um nome falso. O seu nome já está no verso e o corretor não pode saber quem é você.
A avaliação que vocês fizeram hoje:
E a avaliação de vocês! Nós lemos as 26 avaliações e aqui estão as nossas respostas:
-Muito obrigada pelos elogios e pelo carinho. Vocês merecem todo o nosso esforço.
-Sim, podemos trazer diferentes ritmos musicais e variar no repertório. ;) Sem problemas!
- Desculpem. O PiBiD só pode ter um encontro semanal. Eu sei que é pouco. Rsrsrs..
-Sim. Vocês podem convidar os colegas de turma. A gente já fez isso, mas com a ajuda de vocês é melhor.
-Sim, levaremos mais dinâmicas em breve e faremos debates em todas as aulas.
Até a próxima!
E como um de vocês falou na avaliação: beijos das lindas,
Nati e Tarci
PS: As fotos dessa aula estão na nossa página do Facebook: PiBiD Letras- Grupo CULT. Curte lá!
PS: As fotos dessa aula estão na nossa página do Facebook: PiBiD Letras- Grupo CULT. Curte lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário