sexta-feira, 30 de março de 2012

30/03- Um dia muito especial

Hoje eu vou fazer diferente. Hoje, não vou escrever "apenas sobre as aulas", como sempre faço. Resolvi que, hoje, vou narrar para vocês o dia 30/03, inteirinho! Adianto logo que foi um dia esperado por muitos da nossa equipe, foi cheio de atividades e carregado de emoções. Vamos aos fatos, então! 

O dia começou com uma oficina, apenas para a equipe do PiBiD, sobre Metodologia de Projetos. A oficina aconteceu na casa do CULT (no C.E. 02 do Cruzeiro) e foi ministrada pelo nosso coordenador Dioney Moreira. Não preciso nem dizer que toda a equipe estava muito ansiosa por esse encontro! Especialmente, a equipe do CULT que teve a chance de apresentar o C.E. 02 [e todos os coelhos] aos colegas que trabalham no Ipê. [Ipê é o projeto-irmão do CULT que mora em Taguatinga]. Assim, enquanto vocês estavam "comendo bolha" no sofá nessa linda manhã de sexta, nós já estávamos trabalhando. A oficina foi uma apresentação e um aperfeiçoamento dos principais passos e objetivos para o desenvolvimento de projetos. A equipe do PiBiD chegou à escola por volta das 10h e só foi embora às 12h. Bom, o primeiro super evento do dia, havia chegado ao fim. Vamos aos outros!

Almoço, que ninguém é de ferro! 

E, depois, a vez da nossa aula mais esperada do mês, a aula de artes. Quem abriu a aula de hoje, fui eu! E comecei a aula de uma maneira bem leve, esclarecendo o conceito de "inferência". [Essa palavra que adora aparecer nas nossas provas. Ou se não adora aparecer ainda, vai adorar logo, pois pedi para a professora Claudia colocá-la nas próximas avaliações. Rsrsrsrs...] Assim, segundo o Aurélio online, inferência é "a operação intelectual pela qual se passa de uma verdade a outra, julgada tal em razão da sua relação com a primeira: a dedução é uma inferência". Depois que expliquei o conceito, nós treinamos a sua aplicação em exemplos simples, com a ajuda da professora Claudia. E para fechar a minha parte e mostrar que inferências podem ser feitas também em vídeos e músicas, eu mostrei um episódio desse programa aqui, óh: Brasília pelos olhos de um amigo alemão. SEM LEGENDAS!! E, como vocês viram, conseguimos inferir muitas ideias. E a minha missão foi cumprida, ufa!


A Camila começando a aula.

Então, dei o espaço à Camila. Primeiro, gostaria de agradecer aos alunos-mágicos que levaram o material que nós pedimos e à Camila, que conduziu a aula com muita paciência e criatividade. A proposta da Camila era fazermos um caderno artesanal para as aulas do PiBiD. [A lista do material encontra-se na página do PiBiD no Facebook. ] Eu vou explicar aqui, em linhas gerais, como você poderá fazer um em casa também: 


O Matheus recortando.

1- Tenha todo o material que a Camila pediu perto de você;
2- As gravuras que você escolheu, devem ser coladas em uma folha branca do tamanho da
capa do seu caderno;
3- Então, cole a folha branca com as gravuras na capa do caderno;
4- Cubra a capa com papel contact; 
5- Tire uma foto do seu caderno lindo e mande para o nosso e-mail, que nós vamos colocá-la com as outras lá na página do Facebook.
**Se vocês tiverem qualquer dúvida, deixem um recado para a Camila lá no Facebook.**


Um dos cadernos!

Também foi uma aula em que a Nati apresentou para os alunos os "equívocos mais comuns" em uma carta. [E ela até usou uma carta escrita para mim como exemplo.. hihihihi...] 


Meu nome no quadro.
Depois que ela terminou de explicar "os pontos críticos", todas as pibidianas sentaram com os alunos que tinham dúvidas e explicaram pontos específicos das produções individuais. Foi um momento bem proveitoso, pois as dúvidas são diversas e, bom, é sempre importante cada aluno ter seus "minutinhos" com o professor. Faremos isso novamente na última sexta de abril. Mas vocês, alunos, podem nos pedir ajuda quando precisarem, viu?! 


Quando a Natália terminou de falar e todo mundo terminou de criar os cadernos, nós organizamos o material, limpamos a sala e partimos apressados do C.E.02 direto para a UnB. Nós estávamos indo para a Colação de Grau da turma de PBSL de 2008. Nem preciso dizer o quanto a noite foi especial para todos!! 
Profs Kleber e Dioney.

Nossos amigos receberam o diploma, nosso coordenador, o Kleber, fez um discurso corajoso e o nosso outro coordenador, o Dioney, foi homenageado pelos alunos de PBSL ao lado da professora Janaína Ferraz e de outros mestres/doutores da UnB. 
A Alvim e o Marcos.

O ponto alto da noite ficou por conta do nosso amigo-professor Marcos Passos que fez os agradecimentos em nome de todos os alunos e não citou Suassure ou Chomsky. Ele simplesmente citou Beyonce:"Aqui eu vim, dei meu coração e fiz o meu melhor". [Ou algo quase por aí..rs..] Foi muito muito emocionante. Parabéns aos nossos formados queridos, aos seus familiares e aos nossos professores! Muito trabalho, suce$$o e alegrias em mais uma nova fase da vida!
Ana Luíza, Alvim e Wu.

Quando a solenidade terminou, vários amigos nos convidaram para lanchar/jantar, mas não deu muito certo. Eu e a Camila Varela até tentamos ir, mas o local estava lotado e nós duas, depois desse dia corrido e cheio de emoção, acabamos dirigindo para a nossa área mesmo e lanchamos uma bomba no Guará (aquele sanduba gigante?!). Estávamos exaustas e famintas!! Hehehehe...  Foi uma sexta muito esperada por muitos de nós. Que venham outras sextas como essa, cheia de emoções boas! E vocês, caros alunos-leitores, conseguiram inferir desse texto que a autora escreveu essas linhas com muita emoção? Deixe seu comentários logo aqui embaixo. Boa semana e, para os alunos Cristãos, boa Páscoa!


PS: A próxima aula será após o feriadão da Páscoa, dia 13/04! Ui, sexta-feira 13! Agora a coisa ficou séria! Não faltem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário