Nosso Pré-Modernismo tem suas surpresas!
Bom, a nossa segunda aula também foi linda! Rsrsrs.. Para você que ficou em casa dormindo ou passou a tarde comendo bolha, a Kátia e a Camila apresentaram um aula bem interessante. [Pausa: gostaria de lembrar a você, caro leitor-aluno do C.E. 02 do Cruzeiro, que o PiBiD não participa da greve dos professores, ok? Somos pesquisadores da UnB. Assim, encontre outra desculpa para a sua mãe e venha às aulas.] Voltando ao assundo... a Camila começou a aula com uma reflexão sobre o papel que temos na sociedade e sobre a importância do "pensar". É muito fácil encontrar quem pense por você, mas com a Camila as "coisas são diferentes". Ela quer que vocês pensem e coloquem as suas ideias "na roda". Foi a primeira vez que muitos fizeram isso e, no começo, é complicadinho mesmo. Dizer a primeira palavra que pensam depois de ouvir um tema escolhido pela Camila. #tenso! Mas já foi um treino, não é?!
Pensando com a Camila |
Logo depois, a Kátia trouxe o Pré-Modernismo e suas características para vocês. Ela inovou no jeito com que apresentou um período literário inteiro por meio de fotos em slides (achei lindo e super criativo!). Assim, para vocês, um pouquinho do Pré-Modernismo (resumo que achei aqui, óh: http://www.mundoeducacao.com/literatura/):
A Kátia mostrou como é que se faz! |
O Pré-Modernismo acontece anos antes da Semana da Arte Moderna, em 1922, e é o período de transição entre as tendências do final do Simbolismo ou Parnasianismo, século XIX, e o Modernismo. Neste período, alguns anos após a abolição da escravatura, muitos imigrantes, em sua maioria italianos, vêm ao Brasil substituir a mão-de-obra rural e escrava. A urbanização de São Paulo faz surgir uma nova classe social: a operária, ao mesmo tempo em que os ex-escravos são marginalizados nos centros urbanos. Os estados brasileiros passam por transformações na economia: a ascensão do café no Sul e Sudeste, e o declínio da cana-de-açúcar no Nordeste. O governo republicano não garantia esperanças e não promovia as tão esperadas mudanças sociais, pelo contrário, a sociedade se encontrava dividida entre a elite detentora de dinheiro, respeito e poder das oligarquias rurais e a classe trabalhadora rural, bem como dos marginalizados nos centros urbanos. A desigualdade social culminou em diversos movimentos sociais pelo Brasil, como a Revolta de Canudos, ocorrida no final do século XIX no sertão da Bahia, sob liderança de Antônio Conselheiro, dentre outros movimentos de protesto às condições de vida no Nordeste. Além disso, ocorreu também os movimentos protestantes no meio urbano, como a Revolta da Chibata, em 1910, contra o maltrato da Marinha à corporação e também as greves de operários. Já no começo do século XX começa a surgir os primeiros indícios da crise cafeeira com a superprodução de café, a chamada crise da “República Café-com-Leite”. É em meio a este quadro na sociedade brasileira que começa no Brasil uma nova produção literária, intitulada de Pré-Modernismo pelo crítico literário Tristão de Ataíde. Trata-se das obras literárias de um grupo de escritores que propunham as mesmas temáticas e formas, as que seriam enquadradas no futuro movimento literário: o Modernismo. Destaca-se neste período a obra Os sertões, de Euclides da Cunha e Canaã de Graça Aranha. Contudo, o Pré-Modernismo não é tido como uma “escola literária”, pois apresenta características individuais muito marcantes. No entanto, há características comuns às obras desse período: a ruptura com a linguagem pomposa parnasiana; a exposição da realidade social brasileira; o regionalismo; a marginalidade exposta nas personagens e associação aos fatos políticos, econômicos e sociais. Os principais autores pré-modernistas são: Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos, Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato.
A Kátia escolheu falar sobre a obra literária Os Sertões e sobre o Euclides da Cunha. Alguém aí sabia que ele morreu em um duelo pelo amor da esposa? E que, anos depois, seu filho, tando vingar a morte do pai, morreu pelas mãos do mesmo homem? A esposa de Euclides continuou com o amante mesmo depois de tudo isso. Ei, dava um enredo de novela das 21h, não é? Quem disse que a nossa literatura não tem lá seus pontos curiosos? Ahh, as meninas aproveitaram, também, para apresentar um dos objetivos do PAS. O escolhido foi o rap "Brasil com P" do Gog, que faz críticas sociais, assim como os revolucionários do contexto do Pré-Modernismo. Foi uma contextualização muito interessante, pois as meninas também debateram sobre os conhecimentos que esse cantor de rap tem para poder protestar sobre problemas sociais. E, claro, debatemos sobre o preconceito que ele deve sofrer por cantar esse ritmo musical.
Depois dessas informações importantes, vocês inauguraram o mural das avaliações, certo? Bom, obrigada pelo apoio e saibam que estamos sempre "trabalhando para melhor serví-lo". Brincadeiras de lado, estamos sempre tentando fazer o melhor!
Avisos finais: 1) entregar as produções textuais até o final dessa semana (se você não lembra qual é a proposta, vá até a aula do dia 09/03). 2) A aula da próxima semana será agito! 3) Não esqueçam de começar a juntar o material que a Camila pediu para a aula do dia 23/03 (fotos, revistas, jornal, cola, um caderno velho e criatividade)!
Até a próxima aula,
Equipe CULT.
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