sexta-feira, 22 de junho de 2012

22/06- Mudanças climáticas relativas...

Queridos e queridas, 

Eu queria que esse post fosse enorme, mas acredito que será curtinho!! :) Começo agradecendo às turmas do 3 ano pelo carinho com que me receberam essa semana. Foi muito legal entrar em todas as turmas e poder falar da nova redação de vocês. Lembrando: vocês têm que reescrever o conto da Chapauzinho Vermelho até o final dessa semana (29/06). [Aí, nós vamos corrigir, devolver, vocês irão refazer e entregar novamente para ficar com uma nota melhor e saberem o que erraram, ok?]... Dicas básicas:
1- Começar marcando parágrafo na linha 1. 



2- Escolher adjetivos (qualidades, características) para os personagens,
3- Fazer um mínimo de 20 linhas (sendo que linhas pela metade não contam),
4- Assim, são uns 3 ou 4 parágrafos;
5- Quando um personagem for falar: marque parágrafo e comece com travessão. Assim, óh:
   E a Chapeuzinho disse:
   - Oi, vovó. Cheguei. 
6- Lembrem-se de começar escrevendo "bem coladinho" na margem e terminar "bem mais coladinho  na margem ainda";
7- Quando terminar não precisa escrever FIM, ACABOU, THE END. É só parar de escrever;
8- Não ultrapasse o número de linhas;
9- Não, gente!! Conto não tem a data no canto direito da folha porque é um CONTO. Só a carta tem data. 

Isso me lembra que algumas pessoas ainda não entregaram a carta. Vamos às dicas básicas da carta? 
1- Na linha 1: data (Brasília, 25 de junho de 2012.) no canto direito, coladinho com a margem;
2- Pula a linha 2;
3- Marca parágrafo na linha 3 e escreve "Querida Claudia";
4- Marca parágrafo na linha 4 e começa a escrever sobre você. Quem é você? Onde você mora? Estuda? O que você gosta de fazer? Como é a sua família? Umas 4 linhas.
5- Marca parágrafo e conta para a gente o que você quer para o ano de 2013. O que você fará? Planos?
6-  Marca parágrafo e me conta o que você fará para que seus planos deem certo.
7- Marca parágrafo e coloca o fechamento: "respeitosamente" ou "atenciosamente".
8- Assinatura. Na linha bem embaixo do fechamento, mas à direita. 



O "atenciosamente" era na linha 22 e a assinatura na linha 23 à direita. 


Mas se você estiver escrevendo a carta argumentativa, o babado é diferente:
1- Na linha 1: data (Brasília, 25 de junho de 2012.) no canto direito, coladinho com a margem;
2- Pula a linha 2;
3- Marca parágrafo na linha 3 e escreve "Caro leitor";
4- Marca parágrafo na linha 4 e começa a escrever sobre o que você acha da greve dos professores. Você concorda ou discorda? Umas 4 linhas.
5- Marca parágrafo e conta porque os professores estavam de greve (também umas 4linhas)
6-  Marca parágrafo e diz como você acha que os protestos deveriam ser (umas 4 linhas);
7- Marca parágrafo e coloca o fechamento: "respeitosamente" ou "atenciosamente".
8- Assinatura. Na linha bem embaixo do fechamento, mas à direita. 

Depois que eu falei das dicas básicas, eu aproveitei para "puxar a orelha" de todas as turmas. O terceiro ano precisa de mais responsabilidade em sala. Precisa se comportar melhor e estudar com foco nos objetivos que traçaram. 

Foi muito muito bom estar em sala com vocês, galera!! Espero poder voltar em breve. 


Porém, na sexta de tarde (22/06), nós tivemos aula com a Camila e com a Damaris, que substituiu a Natália. [a Nati teve uma crise asmática, mas já está em bem.] E a Camila- mais conhecida como Rasta- mandou esse resumo do assunto que ela trabalhou em sala:


Tema da aula: Mudanças climáticas, e nós com isso?

Obtivemos reflexões a cerca das observações constatadas por diversas culturas e etnias, ao redor do mundo. Ocorreram encontros mundiais considerados influentes, porém há uma sequência destacada: Estocolmo 72, ECO-92 e RIO + 20. Avaliamos resultados obtidos em cada um e trocamos opiniões. Recomendei a leitura do Almanaque Socioambiental 2008 e comentei dos objetivos do milênio lançado pela ONU em 2000. Panorama da perspectiva humana sobre seu meio ambiente e as consequências de suas ações refletidas na natureza. Os reflexos observados na relação ser humano/meio ambiente no mundo e nas regiões brasileiras. *Baseados no Almanaque Socioambiental 2008, um dos objetos de avaliação do PAS. Pedi um trabalho no prezi.com sobre um assunto do Almanaque, com preferência de algumas áreas. Vou colocar na página do PIBID no facebook junto com o link de download do Almanaque.

Acompanhem os slides aqui, óh: mudanças climáticas by Camila  Com todos os vídeos que ela passou e as reflexões. Lembrando que isso é conteúdo do PAS 3!!

A parte da nossa amiga Bacon foi a explicação sobre os pronomes relativos. Nós sabemos que as duas partes deveriam estar ligadas, mas a Dama fez um super favor em cobrir a Natália que havia passado mal. Assim, as partes não estão exatamente ligadas, mas ficou muito bom: 

Os pronomes relativos se referem a um termo anterior- o antecedente- introduzindo uma oração subordinada a esse antecedente. Assim, eles substituem e introduzem uma oração. [lindo, né?] Acompanhe o exemplo:

Buscam-se soluções para a crise que há ano castiga o país. 

A palavra "que" é o pronome relativo. Ela substitui "a crise" e introduz uma oração adjetiva. Em português, os pronomes relativos são: que, o qual, os quais, a qual, as quais, cujos, cujos, cuja, cujos, quem, onde, quanto, quantos, quantas, quando, como. 

"Que" é o relativo mais usado, pois substitui o masculino, o feminino, o singular e o plural. Ex.: Eis o velho amigo de que lhe falei. 

o qual, os quais, a qual, as quais são usados com referência a pessoa ou coisa por motivo de clareza e depois de determinadas preposições.

Cujo e suas flexões equivalem a "de que", "do qual" e "de quem" e estabelecem posse entre o antecedente e o termo que especificam. 
Ex.: Devem-se eleger candidatos cujo passado seja garantia de boas intenções. 

Quem refere-se a pessoa ou a uma coisa personificada.
Ex.: Esse é o livro a quem prezo como companheiro.

"Onde" é pronome relativo quando indica lugar:
Ex.: Buscamos uma cidade onde possamos passar alguns dias tranquilos.

Quanto e suas flexões são pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos "tudo, todos ou todas". 
Ex.: Esqueci tudo quanto foi dito aquela noite. 

"Quando" é pronome relativo quando exprime noção de tempo; e "como" quando exprime noção de modo.
Ex.: É a hora quando os passarinhos dormem.
Não entendi até agora a maneira como ela falou comigo.

É isso, amigos!! Não esqueçam as redações e as fotos das turmas de vocês já estão no FB!! Abraços!!
~T.




Nenhum comentário:

Postar um comentário