sexta-feira, 29 de junho de 2012

29/06- "Por que", "por quê", "porque" e "porquê".. Qual deles escolher?

Olá, meus queridos. A aula dessa sexta foi simples, direta e objetiva. A Natália tratou com vocês da maior dúvida de todos os tempos- depois da identidade de Lady Gaga =D-. Ela falou do uso dos "porquês". Como eu sempre post o resumo para vocês, curtam esse material que achei no site Algo Sobre. Com . 

Há quatro maneiras de se escrever o porquê: porquê, porque, por que e por quê. Vejamos...


Porquê(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, três,É um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os),
pronome adjetivo (meu
quatro)
Ex.

• Ninguém entende o porquê de tanta confusão.
• Este porquê é um substantivo.
• Quantos porquês existem na Língua Portuguesa?
• Existem quatro porquês.
Por quêSempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o elemento que surja antes dela.
Ex.
• Ela não me ligou e nem disse por quê.
• Você está rindo de quê?
• Você veio aqui para quê?
Por que
Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativoque ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.
Ex.
• Por que não me disse a verdade? = por qual razão
• Gostaria de saber por que não me disse a verdade. = por qual razão
• As causas por que discuti com ele são particulares. = pelas quais
• Ester é a mulher por que vivo. = pela qual
Porque
É uma conjunção subordinativa causal ou conjunção subordinativa final ouconjunção
coordenativa explicativa, portanto estará ligando duas orações, indicando causa, explicação ou
finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por já que, pois ou a fim de que.

Ex.
• Não saí de casa, porque estava doente. = já que
• É uma conjunção, porque liga duas orações. = pois
• Estudem, porque aprendam. = a fim de que

Simples, né? Ufa! Menos uma dúvida e menos um "errinho" nas redações, não é verdade??!


Pessoal, a Natália também revisou os pronomes relativos que vimos na aula passada. O RESUMO está no dia 22/06. Então, foi a nossa vez de fazer arte. Um mês depois da criação das releituras das obras de Atos Bulcão, hoje nós criamos os nossos cordéis! Parabéns aos alunos envolvidos. Os cordéis ficaram muito muito muito bons.... Vou postar as fotos, mas TODOS poderão ver as obras semana que vem! ;)





E ficou um "mais melhor de lindo" que o outro! :) Obrigada, galera! Beijos e até sexta!! :)
~T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário