sexta-feira, 6 de julho de 2012

06/07- dissertação e música!

Bom, queridos alunos legais, a aula da última sexta-feira, continuou trabalhando assuntos relacionados ao nordeste do nosso país. Dessa vez, eu trouxe as histórias e as características dos três rios mais importantes do nosso país: o rio Amazonas, o rio Iguaçu e, é claro, o rio São Francisco. Vamos ao breve resumo de todos. 

O Rio Amazonas: 


O Rio Amazonas está localizado na América do Sul e é o segundo maior rio em extensão do mundo (só perde para o rio Nilo) e o primeiro em volume de água. Ele nasce no sul do Peru e desagua no Atlântico. E é no encontro das águas do rio com as águas do mar, que acontece um fenômeno muito importante: a Pororoca. Ela, a Pororoca, é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas no encontro das águas do mar com as águas do rio. Existem várias explicações para a Pororoca, mas a principal diz que a causa é a mudança das fases da lua. Na região Amazônica, a água chega a 6 metros de altura a uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Você sabe que a pororoca vai acontecer porque a água bate com violência na areia do rio e no casco dos barcos. 


O rio Iguaçu: a palavra Iguaçu significa "água grande", em tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu tem um desnível no terreno e se forma quedas de até 80 metros de altura, com uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos. As Cataratas do lado brasileiro recebem muitas  visitas durante todo o ano. Especialmente no verão, quando as chuvas aumentam o volume da água.  




O rio São Francisco: O Rio São Francisco, ou Velho Chico, nasce em Minas Gerais e passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Ele tem 2830km de extensão e “morre” no mar, no estado de Alagoas. Existem 5 usinas ao longo de seu trajeto. Ele abastece as cidades próximas ao rio e também as cidades localizadas no sertão. Os barcos que atravessam o rio levam açúcar, arroz e madeira. A transposição, ou desvio, das águas levará água para os estados do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.  


Bom, toda essa explicação sobre a capacidade fluvial brasileira, foi exatamente para chegarmos ao assunto da transposição, ou desvio, das águas do Velho Chico para outros três estados. Esse assunto é ponto em campanhas eleitorais há anos. Porém, há aproximadamente 8 anos, o Governo Lula, tirou o projeto do papel e começou a investir em pesquisa e planejamento. Muita coisa ainda precisa ser feita e a mais importante entre elas é a explicação do projeto aos moradores das comunidades ribeirinhas. Alguns moradores acreditam que o desvio das águas trará prejuízo para o rio, mas não é bem assim. O rio é alimentado pelas chuvas, ainda em sua nascente, no estado de Minas Gerais, e os desvios não representarão seca ou prejuízo ao restante do Velho Chico.

Depois que eu expliquei o que é uma transposição de águas, falei da próxima redação. Vocês terão que fazer uma dissertação. 
Tema: Internet: diversão ou perigo para os jovens?
Vamos relembrar as principais características de uma dissertação? Vamos lá:
-linha 1: primeiro parágrafo. Fale sobre o tema de forma geral e apresente a sua tese. A sua tese é uma frase com uns 3 motivos pelo qual você acredita que a internet é diversão para os jovens OU uns 3 motivos pelo qual você acredita que ela representa perigo. Agora ficou fácil, meu caro amigo! Escreva umas 5 linhas e, sem pular linha, comece outro parágrafo.
-lá pela linha 5: nesse parágrafo você vai falar do 1 motivo que você escreveu lá no 1 parágrafo. Escreva umas 5 linhas também.
-Lá pela linha 10: faça outro parágrafo. Agora fale do segundo motivo que você escreveu no 1 parágrafo. Escreva mais umas 5 linhas.
-Lá pela linha 15: Faça outro parágrafo. Agora fale do terceiro motivo que você mostrou no 1 parágrafo. Até aqui, o seu texto tem que ter 4 parágrafos. Agora só falta o 5 e último.
-Lá pela linha 20: faça a sua conclusão. É bem simples também. Volte ao 1 parágrafo e "diga com outras palavras" qual era a sua tese e olhe nos outros parágrafos qual informação você gostaria que o leitor do seu texto guardasse após ler o que você escreveu? Essa é a sua conclusão. Mais umas 5 linhas também. Assim, são 5 parágrafos com 5 linhas cada. 
Bom, essa não é única maneira e nem a mais correta, mas, eu a considero uma das mais fáceis. É quase uma receita de bolo. Para não deixar o bolo queimar, lembrem-se:
-NADA DE ESCREVER EM 1 PESSOA: Eu, nós, nossa, meu, meus...proibido! Troque Eu ACREDITO por ACREDITA-SE... EU SEI por SABE-SE. E NÃO FUJA DO TEMA. Se é para falar de internet, não comece a falar das suas férias em Goiânia. Obrigada! ;)

Depois que eu falei baldes e sabonetes, a Kátia apresentou para vocês mais dois nomes da música do nosso pais: Lúcio Barbosa e Zé Ramalho.


Tornou-se conhecido na música popular brasileira pela composição "Cidadão". Em 1976, foi vencedor do Festival Simonense da canção realizado na cidade paulista de São Simão, com a canção "Êxtase", parceria com Antônio Claret Mesquita. Seu grande êxito aconteceu em 1979, quando sua música "Cidadão" foi gravada pelo cantor Zé Geraldo no LP "Terceiro mundo", da CBS. Essa composição conheceu diversas regravações, entre as quais, as de Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Renato Teixeira, Elymar Santos e, em 1989, tornou-se grande sucesso no sul do país, na gravação de Wilson Paim. Foi também regravada pelo próprio Zé Geraldo, entre as quais, no disco "Cantoria 3", lançado pela Kuarup. Em 1992, a música "Cidadão" foi regravada por Zé Ramalho no disco "Frevoador" lançado pela Columbia/Sony Music. Em 1994, teve a música " Vagabundo forçado", gravada por Israel Filho no CD "Amigos pro que der e vier", do selo Jaboticana. Entre outros eventos, participou do projeto UMES-Cantarena, em São Paulo. Em 1996, a canção "Cidadão" foi regravada por Elymar Santos no CD "Elymar mais popular", da EMI Music. Em 1998, suas composições "Cidadão" e "O profeta" foram incluídas no CD "20 super sucessos - Zé Geraldo", da Polydisc. Em 2000, a música "Cidadão" foi regravada no CD "O novo amanhecer", lançado por Renato Teixeira e Zé Geraldo, e gravado ao vivo em show que contou com as participações de Chico Teixeira, filho de Renato; e Nô Stopa, filho de Zé Geraldo.

Zé Ramalho: nasceu em 3 de outubro de 1949 em Brejo do Cruz/PB. Filho de Estelita Ramalho, professora, e Antônio de Pádua, seresteiro. Seu pai morreu quando ele tinha 2 anos, apenas. E Zé Ramalho acabou criado pelo avô, que lhe preparou educacionalmente para a carreira de médico. Foi para o avô que escreveu a canção "Avôhai (avô + pai)" e quando a família mudou-se para João Pessoa, ele participou de vários festivais de música popular. Em 1991, as suas canções foram escolhidas como trilha sonora da novela Pedra Sobre Pedra, entre elas "Entre a Serpente e a Estrela". Depois disso, juntou-se à Elba Ramalho e Alceu em discos e shows chamados "Grande Encontro", que reuniram milhares de fãns por todo o país. (Biografia clique aqui)


Zé em entrevista com o Supla: http://www.youtube.com/watch?v=t9s8loVVsQg



Abraços, ~T.



Nenhum comentário:

Postar um comentário