sexta-feira, 28 de setembro de 2012

28/09- Mais regras ortográficas com a Clarice

Oi, pessoal! Hoje a nossa aula foi uma revisão do Novo Acordo ortográfico. E os exemplos foram retirados de textos da Clarice Lispector. Vou repostar aqui, o que a Nati já havia apresentado. Como o novo acordo é bem longo e isso é REVISÃO, vou colocar aqui alguns pontos e um link para que vocês possam ler a versão completa.

1- O nosso alfabeto tem, oficialmente, 26 letras. O "K", o "Y" e o "W" agora são considerados. 
2- O trema (lembra do trema? aqueles dois pontinhos em cima do u?), pois é... o trema já era. Foi-se. Finito. Sumiu.
3- Os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuados em palavras paroxítonas. Assim, ideia, estreia e geleia ficarão "peladas". 


Antes de apresentar os exemplos nos textos de Clarice, a Kátia falou da vida e obra dessa autora brasileira tão aclamada pela crítica internacional:

Clarice Lispector (Tchetchelnyk, Ucrânia 1925 -  Rio de Janeiro RJ 1977). Romancista, contista, cronista, tradutora e jornalista. Nascida numa aldeia ucraniana, imigra com a família para o Brasil em 1926, instalando-se em Maceió. Em 1929, vive com os pais em Recife, onde faz os primeiros estudos e aprende os idiomas inglês e francês (em casa, conversa em iídiche com os pais, de origem judaica). Após a morte da mãe, a família muda-se para o Rio de Janeiro, em 1935, onde  Clarice Lispector conclui o curso ginasial, lê autores como Eça de Queirós, Dostoiévski, Graciliano Ramos e publica o seu primeiro conto, no jornal literárioDom Casmurro, em 1936. Quatro anos depois ingressa na Faculdade Nacional de Direito e trabalha como redatora na Agência Nacional e depois no jornal A Noite. Casa-se com o diplomata Maury Gurgel Valente e vive durante quinze anos em países como Itália, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, onde escreve os seus primeiros livros. O romance de estreia,Perto do Coração Selvagem, é publicado em 1944, quando a autora tem apenas 19 anos de idade, e ganha o prêmio Graça Aranha. Em 1959, após o seu divórcio, volta a residir no Brasil e publica alguns de seus livros principais, como Laços de Família (1960), A Paixão Segundo G. H. (1961), Água Viva (1973) e A Hora da Estrela (1977). No Rio de Janeiro, atua como jornalista no Jornal do BrasilCorreio da Manhã e Diário da Noite, escrevendo crônicas e artigos sobre moda, beleza e comportamento para o público feminino. Em 1967, a pedido de seu filho caçula, escreve um livro para crianças, O Mistério do Coelho Pensante. Ela também adapta para o português obras da literatura infanto-juvenil, como A Ilha Misteriosa, de Júlio Verne, e As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Em 1976, recebe o primeiro prêmio do X Concurso Literário Nacional, de Brasília, pelo conjunto de sua obra.
Entre as suas obras, estão:


#Água Viva, publicado em 1973, é talvez o livro mais denso e enigmático de Clarice Lispector. O enredo do romance poderia ser resumido à história de uma pintora que inicia um quadro e resolve escrever para o antigo amante (numa conjunção entre a arte e o amor, dois temas básicos da autora). Porém, praticamente não há ações exteriores nesse monólogo fragmentário, elíptico, musical, quase abstrato, que se aproxima da linguagem poética ("É com uma alegria tão profunda. É uma tal aleluia. Aleluia, grito eu, aleluia que se funde com o mais escuro uivo humano da dor de separação mas é grito de felicidade diabólica"). As referências simbólicas ao útero, à placenta, ao líquido amniótico, por sua vez, permitem uma leitura de ordem psicanalítica, que tem orientado alguns dos estudos sobre a obra de Clarice Lispector.

# A Hora da Estrela (1977), último livro que publicou em vida, parece o romance mais singular na obra da autora, exatamente por se afastar das características que manteve ao longo de quase todo o seu trabalho criativo. O romance conta a saga de Macabéa, datilógrafa nascida em Alagoas que migra para o Rio de Janeiro, onde conhece Olímpico de Jesus, também nordestino, com quem vive uma relação amorosa decepcionante. Após consultar-se com uma vidente, que prevê um futuro feliz para Macabéia, ela morre num acidente, atropelada por um luxuoso Mercedez-Bens, símbolo da ostentação da prosperidade material.

Clarice Lispector também é notável contista, tendo publicado oito livros com histórias curtas, em que se destacam Laços de Família (1960), A Legião Estrangeira (1964) e Felicidade Clandestina (1971). A autora explora a ironia e o humor negro, mostrando o absurdo do cotidiano e das relações humanas, como no conto intitulado "Uma Galinha" (incluída emLaços de Família), em que os sentimentos de compaixão e solidariedade de uma criança pelas aves domésticas logo se transformam em seus opostos, a indiferença e crueldade (alegoria que pode ser estendida ao campo social, tanto na esfera política quanto na familiar ou na do ambiente de trabalho).

Fonte: Itaú Cultural

Digo mais uma vez: as aulas são bem mais divertidas que nossos resumos, mas vocês podem estudar por aqui também! Um forte abraço e estudem!! Estudem!!

~T.


Nenhum comentário:

Postar um comentário