sexta-feira, 13 de abril de 2012

13/04- Uma Celebração Argumentativa!

Uma Aula de Celebração Argumentativa!
Tarciana mostrando como se argumenta!

E mais uma sexta-feira animada no C.E.02!! Não parecia sexta-feira 13 em nada!! Ou quase nada!! Acho que matamos vocês de tanto pensar, né? Mas pensar faz bem, então foi tudo tranquilo! Começamos a aula com a Camila e a Damares apresentando dois dos vários significados da Páscoa. Elas mostraram a Páscoa do ponto de vista dos Cristãos e do ponto de vista dos ateus e dos pagãos. A Dami começou falando que os cristãos relembram e comemoram a morte e a ressurreição de Cristo, pois é assim que o homem se livra da condenação do pecado e restabelece seu relacionamento com Deus. Para chegar a esse ponto, a Dami explicou a Páscoa judáica comemorada pelos Hebreus e o plano de salvação de Deus para o homem. A Camila tratou da Páscoa desde os primórdios e explicou os símbolos - o ovo e os coelhos- que a representam até hoje. A Camila falou inclusive sobre a Páscoa como "a passagem" que  a natureza faz e a representação dessa passagem na vida das pessoas. Quem quiser conversar mais sobre esse assunto, pode procurar as meninas no FB e deixar mensagens ou deixar perguntas/comentários no final desse post. 

Quando elas terminaram de falar sobre a Páscoa, nós conversamos sobre a importância de que todos participem politicamente da nossa sociedade. A Camila também liderou esse bloco da aula e usou como base para o debate a seguinte frase:




Também lemos o seguinte texto: 
O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
Nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo da vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha,
Do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
É tão burro que se orgulha
E estufa o peito dizendo
Que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
Nasce a prostituta, o menor abandonado,
E o pior de todos os bandidos,
Que é o político vigarista,
Pilantra, corrupto e lacaio
Das empresas nacionais e multinacionais.
Bertold Brecht - O Analfabeto Político 

Com o debate "pegando fogo" sobre os assuntos da semana, "puxamos a nossa aula" para o próximo tópico: A CARTA ARGUMENTATIVA com o tema: CARO LEITOR, CONCORDO/DISCORDO COM A GREVE DOS PROFESSORES PORQUE...  E como vocês já sabem como escrever uma carta, vou relembrar apenas o mais importante. 
1- Local e data ficam alinhados à direita. 
2- Na linha de baixo, alinhado à esquerda, o vocativo. (aqui vocês escreve: "CARO LEITOR,")
3- Sempre "converse" com o leitor da sua carta.
4- A carta é escrita em 1 pessoa. Sempre! E diga no 1 parágrafo "por que estou escrevendo e o que
quero com isso (+/- 3 linhas)?"
5- A diferença da carta argumentatica (essa) para a pessoal (aquela que você fez em março), são os
ARGUMENTOS. (Isso é lógico, né?) Aqui, você junta argumentos CONCORDANDO ou DISCORDANDO do assunto. Escolhe 3 de um lado só (OU VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA) E escreve sobre eles em 3 parágrafos de 4 linhas! 
6- No último parágrafo (o de número 5), você conclui afirmando novamente por qual "motivo maior" você está desde lado do assunto em debate, no nosso caso, a greve dos professores. Conclua ratificando porque você concorda OU discorda com a greve!
7- Lembre-se que existem várias maneiras de argumentar:



Depois que explicamos tudo, fizemos e corrigimos os exercícios, os alunos-queridos começaram a escrever a carta argumentativa. Lembrem: vocês têm que entregar até sexta, para que possamos corrigir, devolver e vocês possam (re)escrever a segunda versão. Ou seja, a mesma carta que entregaram mas sem os "pequenos equívocos (não gostamos de chamar ERROS)" que cometeram! Ahhh, podem seguir os slides e o material extra que está no FB para facilitar na hora da escrita da carta. E não esqueçam de caprichar na letra.  

Ótima semana para todos vocês e não esqueçam de "curtir" a nossa página no FB e deixar um comentário aqui no BLOG, pois queremos saber: gostaram da aula?? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário